quinta-feira, 15 de abril de 2010

Qual a solução para a sociedade Brasileira?

Violência no Brasil – comentário sobre o documentário de Kátia Lund e João Moreira Salles “Notícias de uma guerra particular”


Qual a solução para a violência nesta terra? Como chegamos a esta situação? De quem é a culpa? Da sociedade? Dos políticos? Bandidos? Policiais?

Acredito que seja de todos um pouco. Cada um deles tem sua colaboração com que acontece. O morador que prefere não delatar o bandido. O bandido que prefere roubar à trabalhar. O trabalhador que paga o policial para fazer “vista grossa” com algum ato ilícito de sua parte. O policial que pratica extorsão e abuso de autoridade. Tudo faz parte de uma balança do comportamento humano. Quando há uma atitude considerada errada por parte da polícia, há a retaliação por partes dos marginais, e vice versa.

O morador fica perdido nessa guerra particular. Para quem recorrer nesta situação de fogo cruzado? Os das classes média e alta, fecham-se em suas casas com grades, câmeras de vigilância, alarmes, seguranças, carros blindados. Os das classes menos abastadas recuam também com medo da repressão sofrida pelos policiais e preconceito das demais classes.
A aproximadamente 5 anos atrás foi publicado na revista “Veja” um artigo referindo-se à um fenômeno denominado de “abismo entre classes”, o que é verdade puríssima. Elas simplesmente não se entendem, nem ao menos se relacionam. Os contáveis momentos de encontro se resumem à eventos públicos de futebol, alguns shows, onde é visível a tentativa de separação. Ingressos para camarotes e para pista.

Outra situação de sarau para ambos é, senão a mais conhecida, a relação de chefe e empregado. Dificilmente se entendem. Esse fato é facilmente comprovado com os inúmeros processos entre patrão e funcionário que enchem gabinetes de magistrados. Vivem em mundos inteiramente diferentes.

Enquanto uns ambicionam viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, abrir um próprio negócio e ganhar dinheiro, outros estão planejando estudar um poquinho para abocanharem um serviço público e relaxarem, pois acreditam que dessa forma, estarão estabilizados. É bem verdade que o serviço público é almejado por uma grande parcela da população, não só pelas mais carentes, mas é muito pouco. A vida é muito mais do que um serviço público. Talvez o texto esteja descambando para algo que não se enquadre no contexto. Talvez. Subemprego é o ofício do faxineiro, porteiro, atendente. São considerados empregos de baixa remuneração e preenchidos por pessoas que obtiveram uma má qualidade de ensino. Não que seja algo ruim, cada um tem direito a escolher o que quer fazer de sua vida. É obrigação do Estado oferecer alguma dignidade à essas pessoas. Um salário mínimo é inconcebível! Como pode R$ 465,00 proporcionar uma vida confortável?

A população brasileira é despolitizada e não tem conhecimento de seus direitos. É facilmente manipulada pelos detentores do poder que omitem e alteram informações. A política virou emprego de carreira para mal amados e infelizes em suas vidas pessoais, que transfomam realizações políticas em troféus de suas sabedoria e inteligência. Um bando de pavões dançando e amostrando-se, efetuando a dança do acasalamento para membros do mesmo sexo. Um show de vaidades. Adoram lamberem-se e elogiarem-se uns aos outros:

“O excelêntíssimo senhor deputado da região tal tem muito prestígio para com minha pessoa...” ou,
“Vossa excelência é exemplo para esta casa” e também,
“Vossa excelência sabe quanto respeito tenho por sua pessoa”
“Parabenizo vossa eexcelência, com toda sua sabedoria e conhecimento... e blá blá”
É lastimável que tenhamos de eleger parlamentares de uma lista de terríveis representantes. Nosso objetivo se define a escolher o menos pior. Aquele que poderia fazer menos besteira, possívelmente roubar e mentir menos. Estão mais preocupados em locupletarem-se do que realizarem grandes feitos para a sociedade. Por quê? O que houve com a maioria deles para perderem-se do caminho ético? Para onde foram seus valores morais? Por que ficam tão preocupados em enriquecer e surrupiar os cofres públicos?

Pergunto-me: Qual a solução para a sociedade Brasileira?

Um comentário:

  1. EDUCAÇÃO!!!!
    "Quem abre uma escola fecha uma prisão".
    (Víctor Marie Hugo)

    ResponderExcluir