quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Forrest por outro ângulo

Análise Forrest Gump.

Tive uma visão interessante sobre o filme Forrest Gump recentemente.

Interessante, pois o assisti dezenas de vezes, porém não havia percebido que o objetivo principal do autor era focar o desenrolar da história de três personagens.

Aliás, já sabia que havia três personagens, Forrest, o Tenente Dann e Jenny. Bubba e a mãe Gump não são importantes. Apenas coadjunvantes de Tom Hanks.

Com isso, temos o desenrolar de uma história vivida nos EUA a partir da década de 50 com três pontos de vista.

Evidentemente, esses três pontos de vista são dos personagens acima destacados. De forma curiosa, o autor soube dividi-los de acordo com suas expectativas e filosofias de vida. Os três, como nós, procuram aproveitar e viver a vida da melhor maneira possível. Destaco a seguir os três pontos:

1 - Tenente Dann: Tipicamente republicana e conservadora, sua família participou de todas as guerras americanas. Desde a independência dos EUA, até a guerra do Vietnã onde ele, presente nesta última, acredita estar completando seu destino.

2 – Jenny: Típica filha de um fazendeiro pobre e perturbado pelas complicações da última grande guerra, sofre nas mãos do pai alcoólatra desde pequena tendo como única opção a fuga de casa. Com o passar do filme, percebe-se que durante quase todo o longa, ela permanece fugindo e fugindo, mas o filme deixa encoberta sua razão. A fuga tornou-se parte da sua índole. Ao surgir um problema, a única saída seria a fuga. Sua educação foi assim. Na verdade, sua vida é muito mais infeliz do que a dos outros. Pois ela permanece nesse estágio infeliz acreditando ter que fugir continuamente até encontrar a felicidade, apelando para drogas fortes muitas vezes.

3 – Forrest: Sempre tratado como um sujeito diferente. Chamam-no de bobo, idiota e imbecil desde criança. Incompreendido, era tratado de maneira humilhante não só por seus amigos, mas também por adultos próximos da família.

Se analisarmos o filme como um todo, poderemos perceber que Gump é o único quem consegue realizar todos seus desejos. Ele simplesmente vive. Faz o que lhe dá na telha. Não segue nenhum método ou filosofia de vida. O “american way of life” passa longe de sua concepção. Ele ama. Vive o momento, o presente. Faz fortuna. Fica famoso. Viaja pelo mundo. Tudo considerado ideal pela sociedade ocidental. Mas ele não liga para isso. Para ele a riqueza, fama, são consequencias da vida. Não são tão importantes como sua mãe, Bubba e Jenny. O amor está inserido nas suas relações. Porém de maneiras diferentes.

A história era para ser triste? Para quem?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A TECNOLOGIA É APENAS UMA FERRAMENTA.
    O TALENTO, ESTE SIM, É TUDO.
    O GÊNIO É AINDA UM POUCO MAIS QUE TUDO.

    QUANTO À ORIGINALIDADE,
    É A MAIS PERIGOSA DAS TENTAÇÕES:
    A DE NÃO SE PARECER COM NADA.
    SOZINHA, A ORIGINALIDADE É UMA QUALIDADE NEGATIVA. PRECISA DE COMPANHIA PARA TER VALOR. É POR ISSO QUE O GÊNIO NÃO É FEITO SÓ DE ORIGINALIDADE, MAS, ANTES, DE TALENTO. TALENTO PARA EXPRIMIR O PENSAMENTO UNIVERSAL.
    JÁ A TECNOLOGIA É APENAS UMA FERRAMENTA.
    POR SI SÓ, É NADA.

    -Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo

    ResponderExcluir