sábado, 17 de abril de 2010

Hipocrisia


Quanta ignorância. Como pode a humanidade ser tão hipócrita? Vivemos em nossos mundos, procuramos nossos lucros, queremos que o próximo se lasque e ainda temos a cara de pau de fingir que nos preocupamos com o próximo!

Mahatma Ghandi bem afirmou que o homem procura riqueza durante a vida inteira, e depois gasta uma grande quantidade, senão inteira, para se recuperar de sua enfermidade quando velho. A vida é uma grande hipocrisia. Todos participamos do grande teatro humano para nos beneficiarmos da boa vontade dos outros.

Alguns já nasceram na desgraça. Não tiveram a oportunidade de conhecer a boa vontade e a solidariedade. Nasceram no egoísmo, na mesquinhice, se é que essa palavra existe. Na ignorância, na inveja, na grande merda que nasceram. Agora, como reabilitar um sujeito que cresceu a vida inteira na merda? Como ensinar à um garoto que é errado roubar se, todos em sua casa roubavam, na rua e na sua cidade? Por que é tão difícil mudar a opinião de um certo indivíduo quando atinge a maturidade?

São perguntas que me duram a chegar. Ninguém ousou me responder. As procuro no dia a dia no desenrolar da minha história. Observo cada um. Quem sabe Deus?

2 comentários:

  1. Todas as minhas imperfeições como ser humano:meus egoísmos, minhas ignorâncias, minhas hipocrisias, minhas "mesquinhices", etc... ficam insignificantes, ficam relevantes, diante do julgamento que eu tenho de mim (não importa o que o outro diga/pense de mim).
    Para mim, é isso que vale!
    Afinal, quantas pessoas você conhece que se preocupam, de fato, COM ATOS, com a fome do próximo; com a preservação da natureza?!
    Pois é...
    Eu não escrevi um livro (ainda)...
    Eu não tive um filho (ainda)...
    Mas...eu já semeei e distribuí, nesta vida, algumas milhares de sementes de árvores frutíferas; muitas delas, pelas quadras de Brasília, já estão adultas, alimentando o meu irmão...seja ele quem for...

    ResponderExcluir
  2. A questão é que somos totalmente egoistas, todos sem exeção. Um mãe não ama o filho, ela tem que cuidar de sua prole e é somente isso. Ela vai defender com unhas e dentes seus descendentes assim como um cadala cuidando de seus filhotes.
    Quem se preocupa com o proximo? Qualquer religião que diga isso é pura ilusão, pois você faz algo de bom para aliviar um pecado... ou ainda porque deus vai lhe recompensar em dobro, ou ainda te castigar caso tu não faça. Então eu lhe pergunto, onde existe a compaixão pelo proximo? Inexiste, o que achamos ser é apenas nosso instinto. Pense, você morreria para salvar alguem que não conhece? um amigo seu? sua mulher? ou para salvar seus filhos?

    ResponderExcluir