quarta-feira, 21 de abril de 2010

Realidade

A realidade da vida é uma coisa que poucos enfrentam. Uma dose de realidade não faz mal a ninguém. É necessário buscar sua independência e o próprio benefício. O homem, apesar de ser um ser que necessita da presença de seu próximo, não pode depender de conselhos alheios. Cada um deve desenvolver sua própria capacidade de sobrevivência.

Agora como que o homem pode ser individualista e sociável ao mesmo tempo?

Nos Estados Unidos, é visível o enfoque dado na educação para que as pessoas desenvolvam sua individualidade e a iniciativa própria. Quem tem atitude é bem visto por aqui. A noção que eles possuem nessa faculdade é quase que perfeita. Explora uma grande capacidade humana, a da transformação. Eles estão transformando e atualizando sempre. Não é como no Brasil, restrito à apenas uma elite. Ela atinge à muito mais cabeças aqui. Muito mais cabeças pensam por aqui.

E se você tem algo à oferecer, eles não hesitam em investir, pois sabem que o lucro que você trará será muito maior. Por essa razão muitos pensadores, matemáticos, atletas, foram trazidos de outros países com a certeza do investimento. Bom para os profissionais e bom para o país. O Brasil parece que não descobriu isso, ainda.

No entanto, voltando a minha pergunta inicial, acredito haver uma grande carência de afeto ao povo estado unidense. Eles de alguma maneira transparecem essa falta de carinho entre eles. Não sei se falo isso porque sou um latino de sangue quente, mas de fato eles ainda não podem se vangloriar da conquista da individualidade, por ainda não serem totalmente indivíduos completos. Talvez essa ideia não esteja acabada ainda. Talvez esteja em pleno processo.

De modo geral, acredito que deva haver um equilíbrio entre as vontades do Homem. Não pode ser tão individualista, senão acabará por espantar seus semelhantes por competição e inveja. Mas também não pode ser apenas socialista, visto que vai extremamente contra a natureza do Homem. Nem todos pensam de igual maneira e assim seus valores e condutas são diferentes. Como podem várias cabeças pensarem nas mesmas coisas e da mesma maneira? É impossível. Tentativas de governos de reger o país e seu povo com ideias para o bem comum não vingaram. Talvez por não terem alcançado seus planos utópicos. A verdade é que a ganância pelo poder sempre reinou na cabeça do Homem. Agora por quê?

Bom, essa é uma resposta bem complicada de se dar e eu não vejo ainda uma luz. Mas vagamente, me passa pela cabeça que quem está no poder faz o que quer. Portanto, parece que o Homem quer sempre exercer sua vontade e apresentar alguma diferença. Com o poder em suas mãos, dificilmente isso lhe será privado. Porém, existem muitos Homens querendo fazer a mesma coisa. Mandar. Como que dois Reis reinarão em um só Reino? Ou entram em acordo e se contentam em realizar menos de suas vontades, ou entram em conflito em busca do reino íntegro e único.

E para onde foi a realidade? Perdeu-se em pensamentos fictícios!


3 comentários:

  1. "Existem três tipos de pessoas:
    as que se preocupam até a morte,
    as que trabalham até morrer e
    as que se aborrecem até a morte".
    (Sir Winston Churchill)

    ResponderExcluir
  2. Essa busca pelo poder que tanto acira a competição e leva a nossa sociedade a tal nivel de desenvolvimento é claramente animal. Pense nos gorilas, o mais forte será o chefe do bando. Na nossa sociedade isso se reflete no dinheiro, quanto mais se tem mais poder se exerce e, por conseguinte, maior é o número de pessoas que depende de você. Na verdade estamos apenas exercendo o que fomos feitos para fazer, se um bom especimie da nossa especie, ter filhos, cuidar deles e ser chefe do seu bando. Você pode até não concordar e atribuir isso a relação social entre o homem e mulher, mas em quase todas as posições de liderança estão os homens, buscando ser chefe de um bando cada vez maior.

    ResponderExcluir
  3. Tenho vários questionamentos sobre o texto, mas o principal é:
    Reforma no sistema de saúde é necessário, acho eu um direito de cada cidadão, mas cabe a cada um saber o que fazer com seu dinheiro suado, não cabe a uma indivíduo, que se julga superior, usurpar uma certa quantia para para aplicar no que ELE julga justo. Viva o indivíduo!

    cordialmente,

    ResponderExcluir