sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que há de errado?



O que há de errado?

todos sabemos da velha política brasileira de repressão contra os pobres. toda sociedade que acompanha o desenvolver de nossa história sabe da antiga mania de separar os menos abastados dos que se consideram a elite.

O que está havendo no Rio? Nesta semana estamos assistindo à um "reality show" ao vivo de como nossa política de limpeza social age. É lamentável perceber como tudo parece ser tão normal. Muito incentivam a matança. Gritam que vagabundo tem que morrer mesmo. Se esqueccem de como é difícil ser pobre em um país onde o trabalho é mau visto.

Por que é tão difícil aceitar essas pessoas? Por que não integrá-las no mercado de trabalho nacional? Por quê mantê-las em separados, nos morros, favelas e guetos?

Por quê ao invés de gastarmos milhões com segurança e políciamento, não direcionarmos essa verba em educação e saúde. Parece ser meio ilusório, meio louco. Mas essa é de fato a única saída. Nunca iremos extirpar essa classe, principalmente de bandidos como se fossem o vírus, a gangrena de nossos corpos.

Se temos a mania de dividir as sociedades usando a ideia de que nós somos as pessoas do "asfalto" e eles são os do morro, naturalmente surgem denominações para cada cidadão e seu papel em sua comunidade ou bairro.

Os nossos corruptos, trambiqueiros, loroteiros, contadores de caso e loucos, são os traficantes, assaltantes, ladrões e mendigos daquele mundo.

Por que viver ganhando um salário que não satisfaz toda uma família? Não é de se espantar que a violência tome conta de nossa sociedade. A desigualdade é muito forte em todos os sentidos. Seja no tratamento de um para com o outro, na divisão da riqueza, na cor da pele. Vemos cores e a diferenciamos da uma maneira prejudicial simplesmente porque sempre foi assim. Que merda!
Só porque papai e mamãe, vovô e vovó faziam, vamos fazer também? Que absurdo! Onde haverá mudança?

As Olimpíadas e Copa do mundo estão chegando! Será que essa política de repressão envolvendo várias polícias, forças armadas e políticos tem alguma coisa haver???? Será????

Lamentável esse Rio de Janeiro! Uma de nossas melhores cidades consegue dar o pior exemplo de cidadania. É foda!

2 comentários:

  1. Felipe, valeu pela visita no blog. Acontece que este blog está desativado. Eu mudei de endereço e de blog. Agora eu publico em http://dacarpe.wordpress.com

    Valeu pela visita. É só passar lá que a gente troca uma ideia.

    E bem legal o seu...

    ResponderExcluir
  2. Amado Felipe,
    Infellizmente, estamos vivendo nesta política, de
    EXPLORADORES X EXPLORADOS, desde a nossa "colonização"...COMEÇOU TUDO ERRADO...
    Só nos resta acreditar nos HOMENS DE BEM, que seguindo no caminho da JUSTIÇA/VERDADE, estão, mesmo que lentamente, transformando esta triste realidade; vamos, a exemplo destes, FAZER A NOSSA PARTE !
    "SEJAMOS NÓS A MUDANÇA QUE NÓS QUEREMOS PARA O MUNDO". (Gandhi)

    ResponderExcluir