segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Homem e Futuro

É interessante como nossa cabeça muda com o tempo. Tudo muda. Nada permanece o mesmo. As pessoas que desejam permanecer no mesmo lugar, estagnadas, são devoradas pelo novo! A vida é um eterno ir e vir!

Quando me refiro a isso, quero dizer que tudo vem, chega, e depois se vai. Alguns participam mais intensamente da vida, outros menos. Uns procuram entender seu real significado, outros preferem não "gastar" tempo e se determinam a "aproveitar" cada segundo. Às vezes me pergunto como aproveitar a vida 100%. Qual a melhor maneira, se me fosse possível escolher?

Não quero perder tempo fazendo julgamentos e condenando pessoas. Isso é de fato uma grande perda de tempo. Enquanto alguns gastam tempo fazendo isso, poderia estar trabalhando em benefício próprio.

Para aqueles que têm certeza de algo hoje, inevitavelmente o será uma dúvida amanhã e uma blasfêmia daqui a alguns anos. Como se viver sem certeza?

Achei que isso era uma tarefa difícil. No entanto, vejo que quanto ao futuro, nada é certo. Não se pode ter certeza a respeito do incerto. Tudo é possível! O que podemos fazer é nos deslocar para o lugar certo e hora certa.

Nada acontece em vão. Para tudo tem uma explicação, porém não existe verdade absoluta! "Nulla veríssima". A nós cabe apenas viver e compreender o que ocorre. Está aí um grande segredo para o homem aprender e por isso, não adoecer por ansiedade, depressão e estresse.

O homem não se contenta em entender que existe o futuro. Quer, todavia manipulá-lo. Como pode evitar algo que ainda está para acontecer? Claro que talvez conseguíssemos, por exemplo, evitar uma queimadura solar quando deixamos de ficar tanto tempo na praia.

Mas parece que o homem quer controlar o raio solar. Tudo bem, criou-se o protetor. Mesmo assim, os banhistas reclamam, pois ao entrar na água a proteção seria removida. Daí, querer provocar a mudança de direção do raio? O passo está muito longo!

O problema do homem é querer mudar tudo. Talvez quem sabe mudar à si próprio para habituar-se ao mundo, o inevitável? Estamos em constante tentativa de mudança. Isso é ótimo! Precisamos realmente nos reciclar e estar sempre absorvendo o novo. Nunca esquecendo-nos do passado, porém. O fato é que não precisamos mudar todo o ambiente para habitar nele.

O homem, talvez, ainda não descobriu quão pequeno é em relação ao mundo. Isso não o faz pior, mas realista. Não dá para ser tão grande quantos às arvores! Não há necessidade disso para ser mais feliz ou influente. É interessante compreender o meio em que vivemos. Ele sim será um grande aliado na preservação de nossa espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário